Quando Sacar FGTS Retido por Pedido de Demissão

Por com 12 Comentários

Sacar o FGTS Retido quando você pede demissão do trabalho não é possível, mas o dinheiro segue rendendo e você poderá investir em imóveis usando o saldo.

Pedir demissão permite Sacar FGTS Retido?

Muitos profissionais ficam com medo de pedir demissão por não ter direito de Sacar FGTS Retido que só é liberado quando a pessoa é demitida sem justa causa.
O não recebimento desse valor não significa que você irá perder o que já foi adquirido, o que você juntou no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é seu e continuará rendendo juros mensais.
Ele estará retido para que você use em outras ocasiões, infelizmente não poderá ser sacado, então se você conta com esse dinheiro pare resolver pendências financeiras será preciso calma pois o saque não estará disponível.
Quem pede demissão do emprego recebe apenas os dias trabalhos e os valores referentes a férias e 13º proporcionais. Os 40% do FGTS que a empresa pagaria como “rescisão” também não serão oferecidos.

Dicas para Sacar FGTS Retido por Pedido de Demissão

Como resgatar o valor do FGTS

Mesmo sem poder sacar o saldo do FGTS você poderá usá-lo para o financiamento de imóveis ou para abater valores de prestações de imóveis que foram financiados pela Caixa.
Esta é uma das formas de você utilizar o valor retido. Em casos de doenças crônicas o governo também libera o saque, mas a maioria das pessoas esperam nunca precisar de dinheiro para doenças, não é mesmo?
De qualquer maneira se pedir demissão do emprego for a sua melhor escolha não pense que estará perdendo o dinheiro do FGTS não. Ele estará lá quando você conseguir outro emprego e continuará sendo ajustado, assim se no próximo emprego acontecer uma demissão sem justa causa você terá um valor ainda maior para sacar.

Dicas para Sacar FGTS

No site da Caixa você encontra todas as condições para poder receber este benefício, além da demissão sem justa causa é possível sacar o FGTS quando o contrato de trabalho é rescindido antecipadamente ou quando a pessoa é contrata por um prazo determinado.
Para você acompanhar o quanto o seu dinheiro retido está rendendo, acesse o site e veja como consultar o saldo, assim você tem ideia de que pode não ser tão ruim assim deixar o dinheiro lá enquanto encontra novas oportunidades de emprego. Assim que você for demitido o dinheiro poderá ser sacado.

Sobre o Autor

Sobre o Autor: .

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Contém 12 Comentários

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. José Eduardo Alves disse:

    me disseram que após tres anos, depois de pedir demissão do emprego o trabalhador tem direito ao resgate do FGTS, no meu caso quero usa-lo para a reforma da minha casa própria, pois não tenho nenhuma condição financeira para terminar a mesma, qual é a garantia legal de que tenho esse direito?

  2. Josi disse:

    Tenho fgts retido, queria saber se posso usar meu para abater uma divida do construcard.

  3. Daniel disse:

    O derrota…

  4. Isabella Vaz disse:

    Essa informação “se no próximo emprego acontecer uma demissão sem justa causa você terá um valor ainda maior para sacar” esta errada. FGTS retido vc só consegue sacar se ficar 3 anos sem fichar ou pode usa-lo p/ compra de imóveis. Tenho 2 FGTS retido e ja fui mandada embora sem justa causa depois dissoe na Caixa me informaram que eu não poderia sacar.

  5. fabiana disse:

    queria saber se posso negociar com a caixa fui comtemplada mais ainda não recebir a casa da minha casa minha vida ,,sera possivel pagar com o fgts que esta retido do meu esposo ou fazer reforma de uma casa se estevesse no nome dele manda um respoeta para meu email por favor

  6. fernando lima disse:

    o artigo diz: “De qualquer maneira se pedir demissão do emprego for a sua melhor escolha não pense que estará perdendo o dinheiro do FGTS não. Ele estará lá quando você conseguir outro emprego e continuará sendo ajustado, assim se no próximo emprego acontecer uma demissão sem justa causa você terá um valor ainda maior para sacar.”
    Entendo que quando demitido sem justa causa, o trabalhador tem acesso somente ao valor da conta ativa referente ao trabalho que sofreu demissão, mas não às contas anteriores. Isto é verdade?

  7. Ademir disse:

    Ola,tinha fgts retido e agora fui demitido sem justa causa,mas nao foi liberado o fgts retido,como faço pra conseguir sacar?

  8. fernanda disse:

    gostaria de saber se apos tres anos q pedi demissao posso sacar o fgts

  9. Eder Gomes dos Reis disse:

    Estou trabalhando em uma empresa, quando me derem minha conta, posso incluir meu FGTS retido na Caixa, quando eu trabalhava em outra empresa e eu pedí demissão?

  10. JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI disse:

    EMPRESAS NÃO CONSEGUEM RECOLHER O FGTS (agost/2013)

    Já a algum tempo as empresas tem enfrentado problemas para a emissão dos novos números do PIS pela Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pela emissão deles.E sem o número do PIS a empresas não conseguem recolher o FGTS dos funcionários.

    Antes o prazo era de cinco dias úteis para a emissão do número do PIS, porém, agora está passando de quinze dias. Somente depois que sai esse número é que as empresas conseguem recolher o FGTS dos funcionários. E acaba recolhendo esse FGTS com juros e multa, justamente pela demora na emissão desse número pela Caixa Econômica Federal.

    Ou seja, recolhe com juros e multa por uma culpa que não é da empresa, mas por demora do órgão público em emitir esse número É justo isso???!!!! Ou isso não seria mais um “incentivo” para as empresas não registrarem os funcionários???!!!

    Jupira Lucas Zucchetti
    (Contabilista em Campinas-SP)

  11. Gilmar disse:

    Pedir demissão de uma empresa com 3 anos e 6 meses trabalhados, foi homologado no sindicato no prazo correto, só que o sindicato não me deu a minha via da homologação após 1 ano e 6 meses percebi que não tinha recebido e fui no sindicato e peguei eles colocaram uma nova data de homologação, ou seja, a data que eu peguei; isso gera alguma multa ou eu devo entrar na justiça? o devo fazer?

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Top