O que é trabalho acadêmico

Para escrever um bom ensaio e tese acadêmica, você deve usar uma linguagem apropriada e palavras concisas (e certifique-se de que haja bastante revisão e edição!). Pode ser difícil garantir que sua redação siga as convenções adequadas, por isso compilamos uma lista de coisas a fazer e coisas a evitar para que sua redação pareça mais acadêmica. Aqui estão nossas 9 dicas para escrever ensaios acadêmicos eficazes:


Lembre-se antes de ler isto, que você deve planejar seu ensaio, e coisas importantes a serem lembradas incluem: tese e introdução, corpo de texto bem estruturado, pesquisa e muito mais. Esses 9 conselhos importantes o ajudarão a ser o autor de um excelente artigo acadêmico. Também explicaremos o que é epígrafe trabalho acadêmico, o que é justificativa de um trabalho acadêmico, etc.

Introdução/conclusão de um trabalho academico

Uma pergunta que sempre recebemos é: devo usar contrações? Uma contração é uma combinação de palavras que foram encurtadas pela fusão das duas palavras ou pela omissão de sílabas das duas palavras. Por exemplo, as palavras não são, não podem e não são todas contrações. As contrações são inimigas de um ensaio acadêmico formal. Use-os em suas conversas cotidianas, mas é importante deixá-los fora de sua redação, a não ser que seja uma citação no trabalho academico.

Clichês são frases ou expressões usadas em demasia, como “de volta à estaca zero” ou “bom demais para ser verdade”. Você pode encontrar centenas de clichês e deve evitá-los a todo custo, pois não precisa deles. Os clichês nem sempre são óbvios, então você deve ser minucioso em sua revisão para garantir que nenhum clichê tenha entrado em seu ensaio acadêmico. Em essência, evite usar uma linguagem floreada e certifique-se de passar pelo processo de saber que seu leitor sabe o que você quer dizer com escrever de forma simples e clara em seu ensaio.

Considerações finais em um trabalho académico

Seu ensaio deve evitar quaisquer coloquialismos ou palavras informais, o que o fará fluir melhor para o leitor. Ao escrever redações, certifique-se de evitar palavras que você usa na conversa do dia-a-dia, como, basicamente, super e montes. Outro processo de escrita importante é que você nunca deve usar gírias ou abreviações em seu ensaio acadêmico. Isso é especialmente importante ao definir o tom de sua tese.

Certifique-se de usar vocabulário acadêmico em sua redação para fortalecer seu argumento. Evite palavras como pensar, usar e muito, pois soam menos acadêmicas. Leia nosso artigo sobre “15 palavras e frases que levarão sua dissertação ao próximo nível” para obter uma extensa lista de palavras e frases a serem usadas para tornar seu artigo mais acadêmico. Certifique-se de usar palavras descritivas para ajudar seu leitor a entender os pontos-chave de suas declarações, introduções, corpo e conclusão.

Metodologia de um trabalho académico

Ao escrever um ensaio acadêmico, é importante usar palavras acadêmicas ao longo do artigo. Ao escrever respostas para as perguntas do artigo, com uma estrutura bem pensada e uso de vocabulário acadêmico, você estará no caminho certo para agradar o leitor do seu artigo.

Ao escrever um ensaio acadêmico, uma das coisas mais importantes é garantir que seu argumento seja claro, óbvio e expresso em linguagem simples. Use palavras fortes em sua tese ou argumento para persuadir o leitor. Você pode ajudar nisso usando uma estrutura cuidadosa em seu plano de redação, bem como escrevendo seções e parágrafos coerentes e claros.

O que é plagio em trabalho académico

A declaração de sua tese deve estar no parágrafo de introdução e deve ser revisada no processo de revisão para garantir que você tenha respondido à pergunta.

O ponto de vista em seu artigo depende do tipo de ensaio que você está escrevendo e dos requisitos da tarefa. Sempre certifique-se de que está escrevendo do ponto de vista correto ao escrever seu ensaio. Os ensaios acadêmicos serão redigidos em terceira ou primeira pessoa. Você nunca deve escrever um ensaio na segunda pessoa, já que o que é trabalho científico academico não se escreve assim.

Referencial teorico em um trabalho académico

A forma como seu documento deve ser formatado depende do tipo de ensaio que você está escrevendo. Certifique-se de verificar com seu professor sobre os requisitos de formatação de sua redação. Como um guia de formatação padrão, você deve sempre usar uma fonte serifada de 12 pontos e ter um espaçamento de linha de 2.0.

Além disso, certifique-se de revisar e passar pelo processo de edição contínua de seu ensaio. Ao certificar-se de que seus artigos tenham introduções (ou teses) coerentes, um corpo bem estruturado e uma conclusão, bem como sempre respondendo à pergunta do ensaio, você estará no caminho certo para escrever um ensaio acadêmico.

Existem vários estilos de referência acadêmica disponíveis para um ensaio. O estilo de referência acadêmica que você deve usar dependerá do tipo de ensaio que você está escrevendo ou da preferência da pessoa que o está corrigindo. Certifique-se de usar o estilo de referência correto, pois isso contribuirá para que seu ensaio pareça e soe mais acadêmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *